As contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, referentes ao exercício financeiro de 2020, foram julgadas regulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) durante sessão da 1ª Câmara realizada nesta terça-feira (14). À época, a pasta era comandada pelo atual deputado federal Leo Prates (PDT-BA), que esteve à frente da gestão municipal da saúde durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19.
O parecer positivo do órgão de controle externo reafirma o compromisso da equipe da Secretaria Municipal de Saúde com a legalidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos, mesmo diante dos inúmeros desafios enfrentados naquele ano.
Durante sua gestão, Prates conduziu ações estratégicas de enfrentamento à pandemia, incluindo a ampliação da rede de atendimento, investimentos em testagem, vacinação e infraestrutura, além do fortalecimento da atenção básica. O reconhecimento por parte do TCM é um indicativo da responsabilidade administrativa e do planejamento adotado pela equipe técnica da secretaria.
“Conduzir a Saúde de Salvador em meio à maior crise sanitária da nossa geração foi um dos maiores desafios da minha vida pública. Ter as contas aprovadas pelo TCM é um reconhecimento do trabalho sério, técnico e comprometido que realizamos. Meu agradecimento a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelo empenho e dedicação ao povo de Salvador”, destacou Leo Prates.
A decisão do tribunal determina ainda o encaminhamento de orientações à atual gestão, no sentido de promover melhorias contínuas nos processos internos da administração municipal, reforçando o zelo pela boa governança. Leo Prates ocupou o cargo de secretário municipal da Saúde de Salvador entre os anos de 2019 e 2022, integrando as gestões dos prefeitos ACM Neto e Bruno Reis.