Uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (16) pelo instituto Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um cenário de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. No levantamento, Lula aparece com 46% das intenções de voto, ante 36% registrados por Flávio Bolsonaro, em simulação sem o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa.
O cenário testado é o primeiro divulgado após o anúncio oficial de Flávio como candidato do PL, indicado pelo pai para suceder a estratégia eleitoral da família Bolsonaro nas urnas. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A vantagem de Lula, embora acima do adversário, representa leve oscilação em relação ao levantamento anterior: o presidente caiu dois pontos percentuais em comparação ao estudo de agosto, enquanto Flávio Bolsonaro subiu quatro pontos no período.
Além do confronto direto com o senador, a pesquisa mostrou que Lula também lidera em outras simulações de segundo turno contra possíveis adversários, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador Ratinho Júnior (PSD), o ex-governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o governador Romeu Zema (Novo), mantendo vantagem dentro da margem de erro nesses cenários testados.
Entre os entrevistados, 54% acreditam que foi um erro de Jair Bolsonaro indicar seu filho como candidato à Presidência, segundo os dados divulgados pelo instituto.


