O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, devem comparecer nesta segunda-feira (5) a uma audiência no **Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, após terem sido capturados e levados ao país em uma operação militar americana no último sábado (3).
A audiência está marcada para ao meio-dia no horário local (14h em Brasília) e será conduzida pelo juiz federal Alvin K. Hellerstein. Nesta primeira aparição no tribunal, os magistrados deverão ler formalmente as acusações, confirmar a identidade dos réus e decidir questões processuais iniciais, como a manutenção da prisão preventiva.
Tanto Maduro quanto Cilia Flores estão detidos desde sábado no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, uma prisão federal de alta segurança em Nova York.
Eles enfrentam diversas acusações federais dos EUA, incluindo conspiração para narcoterrorismo, tráfico internacional de cocaína, posse de armamentos e outros crimes relacionados a uma suposta rede de tráfico de drogas e apoio logístico a grupos criminosos, com base em uma denúncia que havia sido apresentada inicialmente em 2020 e reafirmada após sua captura.
A presença do casal na Justiça dos Estados Unidos marca um episódio de grande repercussão internacional, com autoridades americanas defendendo a legalidade da operação e críticos questionando aspectos jurídicos e diplomáticos do caso.


