O Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Salvador, enfrenta uma situação que tem gerado preocupação tanto para os moradores quanto para os turistas. Durante a preparação para a “Festa do Farol”, evento patrocinado pela cervejaria Brahma, que acontece nesta sexta-feira (7), o famoso farol está sendo ofuscado por um “muro de banheiros químicos”, instalado ao lado da estrutura e da praia.
O muro, além de prejudicar a vista do mar — atração principal para os visitantes — compromete a estética da região e impacta negativamente o turismo local, que depende da beleza natural do local para atrair os turistas.
Outro agravante é que, ao realizar a limpeza da área, os detritos dos banheiros são lavados com mangueiras e despejados diretamente no mar, causando poluição em uma área de grande importância para o ecossistema local e para os turistas que frequentam o local.
A situação tem gerado indignação, e muitos questionam a possível falta de planejamento por parte das autoridades e organizadores do evento, que não tomaram medidas para preservar a paisagem e o ambiente da região.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura para obter um posicionamento sobre o caso. Assim que a resposta for enviada, a publicação será atualizada.