Módulos de Saúde registram redução em todos os perfis de atendimento no 3º dia do Carnaval de Salvador

Todos os perfis de ocorrências assistidos nos módulos de saúde apresentaram redução de números neste sábado (1/3), terceiro dia oficial do Carnaval de Salvador, em comparação com o mesmo dia da folia de 2024. No acumulado de atendimentos realizados desde a última quinta-feira (27), 2025 também registra queda de 18% em relação ao ano passado, somando 1.972 demandas contra 2.047 do ano anterior.

Lideram os destaques de redução de atendimentos às ocorrências cirúrgicas (-65%), seguidas por clínicas (-19%) e de enfermagem (-10%). Quando se detalha os perfis assistidos, os dados demonstram, por exemplo, queda significativa no número de queimaduras nos circuitos da folia (-41) e agressões físicas (-31%). Outro indicativo relevante está atrelado à ausência de ocorrências por arma de fogo nos módulos de saúde até este sábado (1/3).

O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, destaca a eficiência do trabalho da Prefeitura para garantir uma festa com segurança para os foliões. “A redução dos atendimentos é animadora porque mostra que o trabalho conjunto de todas as secretarias e estruturas do município está funcionando bem, evitando acidentes e, consequentemente, a busca por serviços de saúde, principalmente dos classificados como graves”, afirmou.

95% dos atendimentos tiveram resolutividade nos próprios postos de saúde, ou seja, apenas 4,5% (89 pessoas) foram reguladas para acolhimento especializado em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e hospitais para avaliação e exames complementares.

Rodrigo Alves destacou ainda a qualidade e a credibilidade do trabalho da pasta. “Tem chamado atenção da gente nas nossas reuniões diárias, o número de pessoas que não estavam na folia, passaram por alguma uma situação em casa e foram até os módulos dos circuitos da folia buscar pelos nossos serviços. Isso significa que conquistamos a confiança do cidadão porque estamos oferecendo uma estrutura acessível, climatizada, com profissionais qualificados e insumos necessários para variados perfis de atendimento”, pontuou.

O gestor da pasta finalizou fazendo um apelo aos foliões para importantes cuidados a serem adotados no momento de curtição. “Já são mais de 2 mil foliões assistidos por nossas equipes de saúde e a maioria dos acolhimentos está ligada ao consumo excessivo de álcool e pequenos acidentes, ou seja, fatores evitáveis. Por isso, pedimos que se cuidem através da hidratação, alimentação balanceada, higiene das mãos e o uso de calçados adequados; dessa forma seguiremos curtindo a folia de forma saudável. ”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
Facebook