O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto, administrada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), está operando com o estoque em nível crítico. A unidade, referência no atendimento neonatal, faz um apelo à solidariedade de mães que estejam amamentando para doação do alimento.
“Toda mulher que amamenta ou ordenha leite é uma potencial doadora, nós convidamos a população a conhecer o nosso trabalho e as mães a colaborarem conosco num ato de altruísmo e amor ao próximo. O leite humano doado garante a muitos bebês prematuros a nutrição adequada e o ganho de peso necessário, quando não é possível que sejam alimentados pela própria mãe.”, reforça Laís Nascimento, coordenadora do serviço.
Para participar da rede de doação, é necessário realizar um cadastro no BLH, que pode ser feito presencialmente na própria maternidade, na Rua Marquês de Maricá, Pau Miúdo ou através do WhatsApp corporativo: (71) 99628-0855.
A coleta do leite é realizada semanalmente a domicílio, com hora marcada, pela equipe do BLH, que fornece todo o material necessário, como frascos esterilizados, toucas, máscaras, etiquetas de identificação e orientações sobre o processo de ordenha e estocagem do leite. A doação do alimento é fundamental para salvar a vida de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, que dependem do leite humano para ganhar força e se desenvolver com saúde. A solidariedade de cada mãe pode fazer a diferença.
Os exames necessários para a doação (HIV, HTLV, Sífilis e Hepatite B) geralmente são realizados durante o pré-natal. Após a validação do cadastro por um médico, a doadora é inserida na rota de coleta domiciliar, organizada conforme o bairro de residência.
Dados
Este ano, a unidade recebeu 132 litros de leite advindo da doação de pessoas que amamentam, número inferior ao mesmo período do ano passado. Atualmente, a maternidade se contra com um estoque de 25 litros de leite humano pasteurizado, abaixo do limite ideal para garantir a nutrição dos pequenos pacientes internados.