O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (23) que pretende concorrer a um novo mandato nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista à imprensa no primeiro dia de compromissos oficiais na Indonésia, ao lado do presidente local, Prabowo Subianto.
Em visita ao país asiático para estreitar laços comerciais entre o Brasil e a Ásia, Lula afirmou estar em plena disposição para disputar novamente o cargo. “Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse o presidente.
Lula ressaltou ainda que seu atual mandato se estende até o final de 2026, mas demonstrou entusiasmo com a possibilidade de permanecer na Presidência. “Este meu mandato só termina em 2026, no fim do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, destacou.
Até o momento, Lula é o principal nome da esquerda cotado para a disputa presidencial do próximo ano. Em ocasiões anteriores, ele havia condicionado uma nova candidatura ao seu estado de saúde.
Nesta semana, o presidente também anunciou a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.


