Um jovem identificado como Marcos Vinícius, autista, morreu após ser baleado na Rua da Bomba, no bairro do Rio Sena, Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta segunda-feira (23).
Segundo amigos e familiares, Marcos saiu de casa para buscar o sobrinho na escola quando ocorria uma operação policial na região. Testemunhas relatam que, ao notar a presença dos policiais militares, ele se assustou, correu e acabou atingido duas vezes por disparos feitos pelos agentes. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.
A morte causou revolta entre moradores. Na noite desta segunda, vizinhos, amigos e familiares fizeram um protesto na região, pedindo justiça e criticando a ação da polícia.
“A polícia mata e diz que era traficante? Aqui não. Não era bandido, não era traficante. Era só um menino”, disse um dos manifestantes.
A mãe de Marcos, Maria do Carmo, passou mal durante a mobilização e precisou ser amparada por vizinhos. Uma amiga da família contou que acompanhava o jovem no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e reforçou que ele não tinha envolvimento com o crime.
A Polícia Civil informou que investiga as circunstâncias da morte. Até agora, não há detalhes sobre a motivação nem sobre a autoria dos disparos.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), por sua vez, afirmou que agentes da Rondesp BTS foram acionados para atender uma ocorrência de troca de tiros entre grupos criminosos na Rua da Bomba, onde foram recebidos com disparos.
“Durante a incursão, [os agentes] localizaram Marcus Vinicius Alcântara, de 26 anos, ferido. A vítima foi imediatamente socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas, apesar do pronto atendimento médico, não resistiu”, disse.
A corporação lamentou o falecimento do jovem, destacando que “segue firme no seu dever constitucional de proteger vidas e garantir a segurança pública, atuando com respeito aos direitos humanos”.
Leia a nota completa:
Policiais da Rondesp BTS, ao atenderem a uma ocorrência de troca de tiros entre grupos criminosos, na tarde de segunda-feira (22), na Rua da Bomba, bairro Rio Sena, em Salvador, foram recebidos a disparos e, durante a incursão, localizaram Marcus Vinicius Alcântara, de 26 anos, ferido.
A vítima foi imediatamente socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas, apesar do pronto atendimento médico, não resistiu.
A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente o falecimento de Marcus Vinicius e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. O caso é acompanhado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou investigação para apurar o fato.


