Creasi realiza programação especial em comemoração ao “Dia Nacional e Internacional do Idoso”

Para comemorar o “Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Creasi) preparou uma programação especial para os pacientes, envolvendo toda a equipe técnica da coordenação de Ambulatórios Especializados (CAE), com festa temática, sessões de cinema, oficinas e uma exposição fotográfica, organizada pela coordenação Estratégica (CEST), através do setor de Comunicação. O mês festivo tem um propósito terapêutico, além de proporcionar aos idosos e idosas momentos de lazer e marcar a importância da data.

As atividades trabalharam entre outras questões, a corporalidade, memória, concentração e promovem interação social, com foco na funcionalidade. A abertura da programação especial foi com a realização de festa temática relembrando os anos 70, onde o salão de fisioterapia foi preparado e ambientado. Muito além da folia, a festa possibilitou momentos de celebração, integração social, bem-estar físico, emocional e cognitivo por meio da atividade lúdica. Com um perfil de pacientes com faixa etária de 79 anos, a escolha também remete a uma época marcante para essa geração, despertando lembranças positivas, e dá continuidade ao sucesso da edição anterior, realizada ano passado, que foi dos anos 60.

Na proposta comemorativa, também foram realizadas diversas oficinas. A “Memórias e canções”, mediada pela terapeuta ocupacional Kessia Corrêa e pela psicóloga Manuela Spinola, teve o objetivo de trabalhar a estimulação cognitiva por meio de canções, e trouxe à tona as memórias afetivas que a música desperta e sua importância terapêutica no estímulo à atenção e concentração. A “Criando Memórias”, desenvolvida por Kessia e pela fonoaudióloga Priscila Beltrão, também trabalhou a estimulação cognitiva, mas por meio do raciocínio lógico, trazendo jogos como o Dominó.

Já na oficina de “Teatro e Expressão corporal”, mediada pela psicóloga Tayná Gomes, os pacientes se depararam com outras formas de enxergar o corpo, através da utilização de jogos de improvisos e outras técnicas teatrais como imitação, exploração do espaço e do movimento e a conexão entre corpo e mente. Um dos propósitos foi dar a possibilidade de ver o corpo para além do processo de adoecimento e desmistificar que doença está atrelada a envelhecimento.

Durante as celebrações, também ocorreu o “Sarau criativo”, com recital de poesias, declamação de poemas, cantigas, e o “CineCreasi”, com exibição dos filmes “Dona Lurdes” (2024) e “Antes que Eu Me Esqueça” (2018), longas que abordaram o processo de envelhecimento de diferentes perspectivas desafiando estereótipos negativos. A exposição “O dia da pessoa idosa é todo dia” foi inaugurada no dia 1º, “Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, e ficará exposta até 31 de outubro, aberta ao público, das 7h às 17h.

Reprodução: Sesab

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
Facebook